Breaking News

Morre tubarão-baleia de 10 metros encalhado em praia do litoral do Rio Grande do Norte



Foto - Galinhos Online
Morreu na manhã desta sexta-feira (22) o tubarão-baleia que encalhou no Litoral Norte potiguar. O animal, que possui aproximadamente 10 metros de comprimento, ficou preso às areias da praia do Farol, em Galinhos, distante pouco mais de 160 quilômetros de Natal. Segundo o professor Flávio Lima, biólogo que coordena o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), esta foi a primeira vez que um animal desta espécie encalha na costa do estado.

Na tarde da quinta-feira (21), pouco depois do encalhe, equipes de resgate conseguiram devolver o animal ao mar, mas ele acabou retornando para a praia e ficou preso novamente. "O animal é adulto, mas pela posição em que se encontra, ainda não foi possível saber se é macho ou fêmea”, ressaltou. "Aparentemente não vimos nenhum machucado nele, mas estava bastante debilitado e, infelizmente, não resistiu”, acrescentou.

Ainda de acordo com o professor, uma nova operação foi montada assim que o dia amanheceu. Barcos de pescadores equipados com cordas e cabos de aço foram preparados para auxiliar os biólogos, mas antes mesmo de tentarem arrastar o animal, ele morreu. 
Enterro

Flávio Lima disse também que o tubarão-baleia é uma espécie que frequenta a costa potiguar, mas não é vista com tanta facilidade. “É um animal que vive em águas profundas. O fato de ter se aproximado tanto assim da praia já indica que havia algum problema com ele. É isso que estamos tentando descobrir agora", explicou.
O professor informou que será feita uma necrópsia, amostras serão recolhidas e que o corpo do animal será enterrado na própria praia.

G1 RN