Breaking News

Betinho Rosado confirma que 'rosalbismo' terá candidatura própria e Rosalba é favorita


Blog do César Santos
O Partido Progressista (PP) tem três opções para disputar a Prefeitura de Mossoró no próximo ano:
1 – ex-governadora Rosalba Ciarlini;
2 – deputado federal Beto Rosado;
3 – ex-deputado federal Betinho Rosado.
Nessa sequência, Rosalba é a favorita, seguida de Beto, e o nome de Betinho, o “azarão”.
O fato é que o rosalbismo terá candidatura própria. Está decidido. A garantia é dada por Betinho.
O presidente estadual do PP tomou o “Cafezinho com César Santos”, sob as lentes do repórter fotográfico Carlos Costa, quando falou exclusivamente da sucessão municipal de Mossoró.
Disse que Rosalba deverá disputar o pleito, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolva os seus direitos políticos.
Se isso não ocorrer, o grupo lançará a candidatura de Beto Rosado. É por Mossoró que o rosalbismo iniciará o caminho de volta à política do Rio Grande do Norte.
O senhor assumiu a presidência estadual do PP no momento em que o partido estava esvaziado. Hoje, pode ser dito que a sigla está recuperada?
BETINHO ROSADO – O PP do Rio Grande do Norte teve um momento muito bom na sua história mais recente, com o deputado Nélio Dias (falecido), que foi o presidente nacional do partido, e depois com o deputado Ricardo Motta, ex-presidente da Assembleia Legislativa, que fez a sigla crescer muito, principalmente na região Metropolitana de Natal. Com a nossa chegada, essas lideranças migraram para outros partidos, acompanhando Ricardo Motta, havendo assim um enfraquecimento do PP. Então, isso nos exigiu um esforço muito grande para resgatar a sigla no nosso Estado, e isso temos feito, de certa forma, com resultado satisfatório, porque o PP está presente em mais de 100 municípios potiguares. É importante lembrar que em 2014 elegemos um deputado federal, Beto Rosado, e isso nos deus mais força para ampliar o trabalho de fortalecimento do nosso partido.
 O QUE foi feito para estruturar o PP potiguar?
É PRECISO ser dito o seguinte: o PP, praticamente, havia deixado de existir ou não tinha uma atuação profícua. Em dezenas de municípios do Estado, a sigla estava sob o controle de pessoas lideradas pelo prefeito. Por exemplo: em município “A”, o presidente municipal era o motorista do prefeito; em município “B” era a esposa de um auxiliar do prefeito que aparecia como presidente, ou em outros casos o PP estava sob controle de lideranças do PMDB, do Democratas e de outros partidos de maior porte. O que nós fizemos foi uma substituição dessas pessoas por lideranças às vezes menores, mas comprometidas com o PP. E hoje, nós estamos presentes em 120 municípios, sendo que já temos 106 diretórios implantados e outros 14 em fase de implantação. Nesses 120 diretórios, entre 90 e 100 são comandados por pessoas jovens, comprometidas com os ideais do PP e com a vontade que o partido tem de ser poder no Estado do Rio Grande do Norte. O restante, até por acomodação local, nós mantivemos os diretórios que existiam.
O QUE o senhor espera do novo PP?
O PP será testado nas eleições municipais de 2016 e acredito que sairá maior das urnas. Eu espero o aumento do número de vereadores e candidaturas com chances de vitória em cidades importantes onde o PP nunca teve candidato, como Mossoró, Ceará-Mirim, Caicó, Currais Novos, Jucurutu. Estamos trabalhando também um nome que possa disputar a Prefeitura de Natal. Portanto, esperamos eleger prefeitos em cidades importantes e uma quantidade boa de vereadores por todo o Rio Grande do Norte. Isso ocorrendo, naturalmente teremos reforçada a nossa posição no Estado para que possamos eleger na disputa estadual de 2018 um deputado federal como mais facilidade do que foi em 2014 e dois deputados estaduais.
O SENHOR citou que o PP terá candidato a prefeito de Mossoró. Seria, então, o da ex-governadora Rosalba Ciarlini, que se filiou ao partido dentro do prazo previsto pela legislação eleitoral?
A EX-GOVERNADORA Rosalba Ciarlini é o nome mais forte para disputar a próxima eleição de prefeito de Mossoró. Os indicadores da aceitação pública mostram que Rosalba tem uma intenção de votos maior do que todos os possíveis adversários dela reunidos. Portanto, Rosalba é o grande nome da política de Mossoró neste momento para concorrer ou para apoiar um candidato à sucessão do próximo ano. As simulações de pesquisas que estão sendo observadas na cidade de Mossoró mostram que se Rosalba tiver um bom candidato, esse candidato com o apoio dela também ganha a eleição com uma certa facilidade. Portanto, Rosalba é o nosso primeiro nome.
O SENHOR fala em primeira opção, logo o seu partido tem um segundo plano. Qual seria?
O SEGUNDO nome que nós temos e podemos pensar nele é o deputado federal Beto Rosado. Ele está fazendo um grande trabalho na Câmara, com reconhecimento por parte de todos, inclusive, com referências feitas na imprensa. Ele se destaca na bancada potiguar, defendendo bandeiras de lutas importantes para o nosso Estado, e isso as pessoas têm observado. Portanto, ele seria a nossa segunda opção para disputar a Prefeitura de Mossoró.
O NOME do senhor seria o “plano C”. Ou seja, também estaria à disposição para disputar a Prefeitura no próximo ano?
NÓS já tivemos dentro do nosso grupo político a necessidade de colocar o nosso nome à disposição. Em 1994, nós tivemos uma crise política muito grande porque havíamos perdido a eleição de 1992 para o prefeito Dix-huit Rosado (Luiz Pinto foi o candidato do grupo derrotado por Dix-huit) e o nosso chefe político, o deputado Carlos Augusto, teve um problema de saúde muito grave e não pôde ser candidato nas eleições daquele ano. Como Rosalba Ciarlini, que havia concluído o seu primeiro mandato de prefeita de Mossoró, não achou conveniente uma candidatura a deputada federal, que era o espaço que a gente antevia naquela eleição, eu me candidatei, tive sucesso nessa empreitada e acho que isso ajudou bastante na recuperação política do nosso grupo. Portanto, eu não me furtaria a concorrer neste momento, mas entendo que os nomes que estão na minha frente são os de Rosalba e de Beto Rosado.
ENTÃO, está decidido que o rosalbismo, grupo liderado pela ex-governadora Rosalba, terá candidatura própria à sucessão mossoroense de 2016?
COM certeza. Nós entendemos que o momento político da cidade de Mossoró está passando sem a ação dos dirigentes. Fomos responsáveis pela eleição de Rosalba ao Governo do Estado em 2010 e no ano passado fomos responsáveis pela eleição do governador Robinson Faria (PSD). Portanto, Mossoró tem comprovado a sua importância na política do Rio Grande do Norte, por cidade polo que é, e que tem condições de decidir a eleição de governo, como aconteceu nas duas últimas eleições. Essa decisão da eleição de governo faz que Mossoró mereça muito mais do que está recebendo tanto do Governo Estadual como do Governo Federal.
 O SENHOR quer dizer que Mossoró precisa de um governante que possa liderar a luta pelos direitos que a cidade tem? Essa é a missão do seu grupo político?
O QUE nós queremos é uma prefeitura forte, para fazer valer os direitos que a nossa cidade tem. Por consequência, Mossoró possa manter essa força política que tem, ajudando a eleger governador, mas que cobre depois ao governo aquilo que a cidade tem direito: infraestrutura, saúde, abastecimento de água que ainda precisa melhorar, segurança etc.. Outro dia, eu vi, aqui mesmo no JORNAL DE FATO, que Natal estava recebendo as complementações do SUS (Sistema Único de Saúde) e Mossoró não estava tendo esse direito. Então, se Mossoró é responsável pela eleição do governador, a cidade merece melhor tratamento do governador Robinson.

O PREFEITO Silveira Júnior é aliado do governador. Dessa forma, o senhor entende que ele não tem a força para exigir melhor tratamento à cidade?
EU QUERO dizer que o prefeito da cidade é que tem que liderar essa luta. Se não o faz agora, terá a resposta da população. Por isso, entendemos que a Prefeitura de Mossoró precisa ser mais forte, para fazer valer a sua importância no cenário político do Estado; daí, a nossa proposta de ter uma candidatura forte para assumir a Prefeitura e a luta do povo de nossa cidade.
O SENHOR diz que Rosalba Ciarlini é o nome favorito para vencer as eleições. Isso se justifica pelas três gestões dela à frente da Prefeitura com alto índice de aprovação popular ou pela anemia da gestão do prefeito Silveira?
AS DUAS coisas. Veja um exemplo: dona Wilma de Faria (PSB) saiu do Governo do Estado absolutamente rejeitada pela população. É tanto que não conseguiu eleger-se senadora da República em 2010, mas como Rosalba fez um governo difícil, conflituoso, e os resultados não foram o que nós esperávamos, Wilma passou a ser referência política do Estado. Então, as dificuldades que um governo encontra ressaltam as qualidades de governos passados. Eu não tenho nenhuma dúvida que o excelente trabalho que Rosalba fez nas suas três administrações ajuda neste bom momento. É bom ressaltar que o bom trabalho da ex-prefeita Fafá Rosado, que teve o apoio de Rosalba, também fortalece esse favoritismo. As dificuldades que o prefeito Silveira passa neste momento também ajudam a seus adversários. Ajuda a Rosalba, ajuda a Larissa, ajuda a Fafá, ajuda ao vice-prefeito Luiz Carlos, que quer ser candidato. Agora, Rosalba se destaca entre os adversários do prefeito devido às grandes administrações que fez à frente da Prefeitura de Mossoró.
 NAS eleições de 2014, o PP dividiu palanque em Mossoró com o prefeito Silveira. Hoje, o partido se posiciona em linha de oposição ou pode ser visto como da base do governo municipal?
NENHUMA coisa nem outra. O PP não é de situação nem de oposição. Eu diria que é um partido que está observando. Mas, a verdade é que nós nunca fomos correligionários do prefeito. O PP não tem nenhuma indicação no governo municipal e o nosso partido, talvez por um descuido do cerimonial, nunca foi convidado a participar de um evento da Prefeitura. Então, o PP não se vê como adversário do prefeito, porém está mais perto de ser oposição do que situação, porque não tem e não teve nenhuma participação no Governo Municipal.