Breaking News

ESTUDANTES DA UERN, UFERSA, UNP E IFRN SE UNEM EM MANIFESTAÇÃO CONTRA AUMENTO TARIFÁRIO DOS ÔNIBUS


Noticia

Usuários do transporte público de Mossoró foram surpreendidos nesta terça-feira, 17, com o aviso de aumento tarifário de 50%. O informe da empresa Ocimar, aumenta a passagem de R$ 2,00 para R$ 3,00 a partir de hoje, quarta-feira, 18. 

Devido ao aumento, alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, (UFERSA), da Universidade Potiguar, (UNP), e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, (IFRN), já insatisfeitos com a má qualidade do transporte público da cidade, se reuniram na noite de ontem, terça-feira, às 20h e 30min na UERN e propuseram uma manifestação nas ruas contra o aumento da tarifa. 

A estudante do curso de Pedagogia da UERN, Jéssica Marina, deixou claro que “A organização do ato partiu do Fórum de Mobilização Estudantil da UERN, os/as estudantes já vinham discutindo reuniões para falar sobre transporte público, mas diante ao descaso e o terror do aumento da passagem, de um dia para o outro, decidimos chamar uma reunião e a partir dessa reunião chamamos o ato para hoje.” Disse. 

As reivindicações dos alunos são claras, segundo a estudante da UERN, Mallu Andrade, do curso de Ciências Sociais, “A situação do transporte público nunca melhorou, e após a diminuição das linhas e dos ônibus prometidos, agora temos o aumento da passagem que se tornará a maior tarifa do nordeste, superando a capital que possui uma frota incomparavelmente superior. Mediante essa situação, os e as estudantes da UERN se organizam para protestar contra esse aumento, que indica desrespeito para o povo mossoroense”, falou a estudante.

Na cidade, em decorrência das manifestações anteriores haviam sido prometidos 35 ônibus novos, sistema de integração, novas paradas e bilhetagem eletrônica, porém, na prática, nada disso foi realizado.

O estudante de Comunicação Social, Cláudio Palheta, deixou claro que o ato tem por objetivo mostrar a prefeitura e as empresas que chegam à cidade querendo apenas lucrar, que os estudantes e a população em geral não aceitarão esse abuso. “Os estudantes não admitem esse aumento abusivo, essa taxa para o transporte público que nos é oferecido é um assalto, uma agressão ao trabalhador, trabalhadora e a nós estudantes mossoroenses. Esse ato tem o objetivo de denunciar mesmo o péssimo transporte público que temos aqui, ônibus quebrados, que não circulam em finais de semanas, feriados e na semana mesmo, quando trocam de rota sem aviso ou simplesmente não passam”. Disse. 

O ato ocorre hoje, com concentração na Praça Rodolfo Fernandes, popularmente conhecida como Praça do PAX, às 15h e 30min. Um segundo ato, está sendo preparado para sexta-feira, 20, para dar continuidade às reivindicações. O movimento é fomentado pelo Fórum de Mobilização Estudantil da UERN e contou com a união da UFERSA, UNP e do Grêmio Estudantil do IFRN.