Breaking News

19 de março: Hoje é Dia de São José, marcado por fé e esperança do sertanejo em um bom inverno





Cultura 
O dia de São Jose para muitos, é motivo de alegria pelo simples fato de representar para o sertanejo, o santo reconhecido pela sua tradição de chuvas. O dia tem um significado muito maior, na esperança e fé em um bom inverno no sertão. A crença popular é de que se chover no Dia de São José, o ano será de bom "inverno", com safra boa e muita fartura, o que gera forte expectativa para os sertanejo.

Já para a ciência, o dia de São Jose é marcado por uma proximidade da passagem do equinócio (quando o sol incide com maior intensidade sobre as regiões próximas à linha do equador).

Para especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na verdade, as chuvas desse dia são explicadas devido à quadra chuvosa da região, que acontece de fevereiro a maio. “Chover ou não chover não tem relação com o dia 19 de março, e nem se a quadra chuvosa vai ser boa. Caso não chova, isso não significa que o inverno vai ser bom ou ruim.

Tradição
Ao longo da história, as homenagens a São José ganharam conotações diferentes. Em alguns momentos, mais caracterizadas pelas manifestações culturais, marcadas pelas tradicionais promessas que, caso a chuva caísse, o agricultor teria que pagar. Muitas vezes, envolviam sacrifícios físicos como longas caminhadas. Existiam práticas que consistiam em "roubar" a imagem do Santo, devolvendo no dia seguinte em procissão  após o pedido de  um bom inverno.

Ainda temos outras tradicionais manifestações culturais típicas do nordeste em homenagem ao dia de São Josée, como o cordel e o repente. Um dos maiores ícones da cultura cearense, Patativa do Assaré, deixou dentre suas composições "A Triste Partida", interpretada por Luiz Gonzaga,  que descreve a expectativa sertaneja para o dia de São José.: