Breaking News

Hipocrisia pura: Moro diz que pode ter fotos com políticos porque Lula também tem; mas Lula não é juiz e não tem que ser imparcial


BRASIL, POLÍTICA
 

Em despacho publicado nesta quinta (24), o juiz federal Sergio Moro negou um pedido realizado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele seja afastado da ação penal que investiga reformas no sítio de Atibaia (SP).

A solicitação dos advogados foi feita após o magistrado participar de um evento do Lide, empresa ligada a João Doria (PSDB), e posar para foto com o pré-candidato ao governo de São Paulo –conduta que, segundo eles, seria "incompatível com a imparcialidade e a independência que se esperam de quem deverá julgar esta causa criminal". O evento, realizado no dia 16 de maio na cidade de Nova York (EUA), concedeu a Moro o prêmio de ’Pessoa do Ano’. 
Em seu despacho, Moro argumenta que o Lide é uma associação empresarial e que, de acordo com seu website, a direção do comitê gestor seria formado atualmente por Luiz Fernando Furlan, Roberto Giannetti da Fonseca e Gustavo Ene, além de outros representantes do setor privado –"pessoas que não se confundem com João Doria Junior".


Com relação ao registro em que aparece ao lado do tucano, Moro diz que "uma fotografia em evento social ou público nada significa além de que as pessoas ali presentes tiraram uma fotografia". 
O magistrado afirma ainda que "pessoas tiram fotos em eventos públicos" e que é possível encontrar na internet dezenas de fotos de Lula com "políticos oposicionistas", mas que isso não significaria que, "por conta da foto, eram ou se tornaram aliados políticos". Ele inclui, em seguida, um link de busca para a frase "fotos de Lula com Aécio Neves", que retorna uma série de imagens dos políticos lado a lado.


Moro também argumenta que é possível encontrar fotos de Lula com "políticos atualmente presos, o que não significa necessariamente que são cúmplices na atividade criminal específica". O magistrado então inclui um link de busca para a frase "fotos de Lula com Geddel", que dá como resultado algumas imagens do ex-presidente ao lado de Geddel Vieira Lima, preso na Papuda, em Brasília, desde o dia 8 de setembro de 2017.
 
"Seria de fato melhor para qualquer juiz evitar fotos com quaisquer agentes políticos, independentemente de seu mérito, a fim de evitar interpretações equivocadas ou incidentes processuais infundados, mas, em eventos públicos ou sociais, fotografias podem ser tiradas", afirma. 


 (Fonte: Brasil247)