Breaking News

Chuvas torrenciais matam ao menos 100 pessoas no oeste do Japão. Ordens de retirada estão em vigor para quase 2 milhões de pessoas e alertas de deslizamento foram emitidos em muitas províncias




ÁSIA
 Forças de Autodefesa remover pedras espalhadas pelo fluxo de detritos em Hiroshima após as fortes chuvas que provocaram inundações no Japão - 08/07/2018
 Forças de Autodefesa remover pedras espalhadas pelo fluxo de detritos em Hiroshima após as fortes chuvas que provocaram inundações no Japão - 08/07/2018 (Jiji Press/AFP)
 Moradores resgatam cães da área inundada em Kurashiki, Okayama, no Japão - 08/07/2018
 Moradores resgatam cães da área inundada em Kurashiki, Okayama, no Japão - 08/07/2018 (Jiji Press/AFP)
 Imagem área mostra área inundada após a chuva pesada em Kurashiki, Okayama, no Japão - 08/07/2018
 Imagem área mostra área inundada após a chuva pesada em Kurashiki, Okayama, no Japão - 08/07/2018 (Kyodo/Reuters)
 Moradores são resgatados de uma área inundada por soldados da Força de Autodefesa em Kurashiki, no sul do Japão - 07/07/2018
 Moradores são resgatados de uma área inundada por soldados da Força de Autodefesa em Kurashiki, no sul do Japão - 07/07/2018 (Kyodo/Reuters)

O número de mortos devido a chuvas torrenciais e deslizamentos no oeste do Japão subiu para 100 neste domingo (8), além de ao menos 58 desaparecidos, segundo a BBC. Na última semana, mais de 2.000 pessoas foram resgatadas após a cidade de Kurashiki, uma das mais afetadas, ter sido praticamente ilhada pela água.

 Ordens de retirada estão em vigor para quase 2 milhões de pessoas e alertas de deslizamento foram emitidas em muitas províncias. No oeste do país, serviços de emergência e equipes militares usaram helicópteros e barcos a remo para resgatar pessoas de rios que transbordaram e de prédios, incluindo hospitais.

Um funcionário da prefeitura disse que 170 pacientes e funcionários foram retirados do Mabi Memorial Hospital. A emissora japonesa NHK informou mais tarde que cerca de 80 pessoas ainda estavam presas.

 “Estou muito grato à equipe de resgate”, disse Shigeyuki Asano, paciente de 79 anos que passou a noite sem eletricidade nem água. “Estou muito aliviado de ter sido libertado daquele lugar escuro e fedido.”

 De acordo com a emissora local, mais chuva deve atingir algumas regiões do Japão amanhã (9). A chuva provocou deslizamentos de terra e inundações, prendendo muitas pessoas em suas casas ou nos telhados.



 (Com Reuters)